domingo, 20 de maio de 2012

Foi um êxito o I Encontro de Museus do Ribatejo



O I Encontro de Museus do Ribatejo constituiu um inusitado êxito com a participação de vinte e um municípios. Tal participação, permitiu fazer, em direto e de forma abrangente, um diagnóstico muito preciso da situação atual da museologia ribatejana: suas dinâmicas e expectativas, problemas e constrangimentos, estratégias e projetos,
Esta, foi uma iniciativa da Associação Portuguesa de Museus e do Fórum Ribatejo e teve lugar na Biblioteca Municipal António Botto, na segunda-feira, dia 14 de Maio. A sala polivalente da biblioteca abrantina esteve cheia durante todo o dia, tendo a iniciativa ultrapassado largamente as expectativas dos organizadores.
A iniciativa foi aberta por Aurélio Lopes, em nome do Fórum Ribatejo, salientando a enorme adesão a esta iniciativa, reveladora de uma evidente  necessidade de partilha e de troca de ideias, no domínio da cultura e no espaço territorial do Ribatejo. Pedro Inácio da APOM, relevou a necessidade dos museus se organizarem e interagirem mais facilmente, de forma a potenciar recursos e produtos. Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara de Abrantes, afirmou, por seu lado, que só uma organização proveniente da sociedade civil poderia gerar uma iniciativa daquela natureza, que rompeu, claramente, com o quadro concelhio.
Deste encontro saiu reforçada a ideia de que é urgente a criação de uma rede de museus do Ribatejo. Uma plataforma que permita tirar melhor partido dos riquíssimos espólios museológicos existentes e incrementar a cooperação e partilha de conhecimentos entre as diversas equipas.
Para já e ainda antes do Verão, foi decidido promover um workshop sobre práticas museológicas. No Outono, poderá avançar-se para um segundo encontro de museus do Ribatejo, centrado, então, nas formas de consubstanciar as indicações estratégicas aqui e agora apontadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário